Transitolândia: DF tem minicidade do trânsito para educação de crianças

A Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia, do DER-DF, ensina crianças sobre as regras de trânsito em circuito realista

O Distrito Federal tem uma minicidade construída especialmente para a educação de trânsito para crianças. A Transitolândia – Escola Vivencial de Trânsito, do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), tem rua, faixa de pedestres, ciclovia e passarela.

Outros elementos comuns nas ruas urbanas, como semáforo, radar de velocidade e pardal, também integram a Escola Vivencial de Trânsito, localizada em Sobradinho (DF). Os equipamentos funcionam de verdade, apesar do tamanho menor para compor o cenário da minicidade.

A Transitolândia recebe crianças em excursões de escolas públicas e particulares três vezes na semana, no período da manhã e à tarde. São 200 crianças por dia, segundo a gerente, Clenia Gomes.

“O objetivo da Escola Vivencial de Trânsito é divulgar, na teoria e na prática, o comportamento seguro no trânsito”, disse Clenia.

Segundo o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, a educação de trânsito para crianças é importante porque o bom comportamento aprendido na infância é levado para a vida adulta. “Se ensinarmos para crianças de 10 a 12 anos o que é certo ou errado, em aproximadamente sete anos teremos motoristas mais conscientes”, afirmou.

Neste mês, o DER-DF reforçou as ações pela segurança no trânsito em alusão ao Maio Amarelo. Neste sábado (6/5), a Transitolândia realizou o primeiro evento Bike Kids, voltado especialmente para o comportamento de ciclistas no trânsito.

O grupo Pedal Exploratório participou da manhã de educação de trânsito com adultos e crianças na Transitolândia. Uma vez por mês, o grupo de ciclismo leva as crianças para pedalar e explorar novos caminhos da capital federal.

“A gente precisa motivar a meninada a sair das telas. O ciclismo ajuda a vencer depressão, ansiedade e medo. É importante vivenciarmos esse momento de ciclismo juntos e resgatar a autoestima”, opinou Maria Carolina Carvalho, uma das fundadoras do movimento.

Uma das ciclistas mirins que participaram do evento na Transitolândia, Valentina de Melo, 7 anos, aprendeu regras do trânsito, como a necessidade de dar sinal antes de atravessar a faixa. A menina falou sobre a importância de os motoristas cuidarem dos pedestres e ciclistas: “O carro é bem mais pesado que a bicicleta”.

Assista à entrevista com Valentina:

As unidades de ensino interessadas em levar crianças para a Transitolândia devem se inscrever no site oficial, neste link.

administrator

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *