Grande campeã do Carnaval 2023 do Rio de Janeiro, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense conquistou o nono título com o enredo “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”.
Homenageando Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro Lampião, a escola teve a primeira-dama Janja como madrinha velha-guarda e venceu no Grupo Especial do Rio após 22 anos de jejum.
Inspirada na Literatura de Cordel para celebrar a história de Lampião, a Imperatriz Leopoldinense se baseou nos escritos de José Pacheco: “A Chegada de Lampião no Inferno” e “O grande debate que teve Lampião com São Pedro” para construir o enredo vencedor.
Convidada para participar do desfile ocorrido na segunda-feira, 20, Expedita Ferreira da Silva, filha de Lampião e Maria Bonita foi destaque na última alegoria da escola. Emocionada com a vitória da Imperatriz Leopoldinense, a filha dos ícones nordestinos declarou que “não veio do Nordeste para o Rio para perder”.
Gleuse Ferreira, bisneta de Lampião, afirmou que a homenagem feita pela escola deixou toda a família alegre. “Ver a Imperatriz campeã é mais emocionante ainda, ver que meu bisavô conquistou a Sapucaí. Além de conquistar o Nordeste, o Brasil, e o mundo, ele ainda conquistou a Sapucaí”, contou.